Como Ser Um Bom Escritor: 5 Hábitos De Bons Escritores

Aprenda a ganhar dinheiro escrevendo

Como Ser Um Bom Escritor: 5 Hábitos De Bons Escritores

Você é um escritor online ou um anônimo e está ansioso para sair do anonimato? Mais do que isso, quer aprender a como ser um bom escritor e quer sua escrita tenha realmente uma qualidade alta e que possa ser referência de obra para leitores de bom gosto?

Portanto, é bom estar de olho nos profissionais e autores de obras famosas e assim aprender a como ser um bom escritor . Mas, não pense que para escrever eles possuem algum truque mágico. Tudo são hábitos, e aqui você aprenderá como escrever igual a autores profissionais.

Além, existem hábitos e práticas que caracterizam o universo dos escritores profissionais e que os diferenciam dos simples amadores. E você pode aprender e colocar em prática os processos de como escrever bem.

Então, vamos ver 5 hábitos que diferenciam autores profissionais de escritores amadores.

1. Escritores Profissionais Aprendem Sempre

Um bom escritor aprendendo
Como ser um bom escritor: Dica 1

Antes de se tornar um exímio escritor, é preciso percorrer a trilha do aprendizado. A grande questão é: será que um dia o escritor deixará de ser um aprendiz? Ernest Hemingway disse certa vez: “Somos todos aprendizes de uma arte em que ninguém se tornou mestre”.

Por isso, um bom escritor estão sempre aprendendo coisas novas, assim você começa a saber como ser um bom escritor . Portanto, é preciso manter o olho atento naqueles que vieram antes de nós, e que deixaram suas marcas. É verdade que há escritores com um talento nato e que, simplesmente, despejam seus sentimentos sobre o papel, produzindo obras realmente interessantes. Mas, o que colocará um bom escritor para fora do campo do amadorismo será a disponibilidade (e humildade) em ampliar suas técnicas e conhecimentos. Para isso, ele precisa estar constantemente interessado em boas práticas sobre como escrever um livro.

2. Escritores Profissionais Têm Comprometimento

um bom escritor comprometido
Como ser um bom escritor: Dica 2

Amadores que não sabem como ser um bom escritor escrevem de forma aleatória. Profissionais assumem um compromisso e escrevem diariamente. Esta prática é essencial para ajudá-lo a encontrar seu próprio estilo, e desenvolver sua capacidade de traduzir em palavras o que sente e pensa.

Também, posso lhe dar uma sugestão. O que acha de tentar começar a escrever algo em torno de 300 palavras por dia, incluindo sábados e domingos? Porém, isso é pouco, pra ser sincero.

Por isso, dependendo do ritmo com que você digita, 300 palavras poderá ser muito. Por isso, então, comece com menos. Com o tempo, poderá expandir o desafio para um número maior.

Além disso, os editores de texto utilizados pela maioria das pessoas possuem um contador de palavras na barra inferior. Desafie a si mesmo, e não pare de escrever até que o contador aponte o número de palavras que se comprometeu a escrever, diariamente.

Porém, haverá dias em que o imprevisto e outras obrigações não permitirão que atinja seu objetivo, mas isso não te impede de ser um bom escritor . De qualquer forma, este exercício é essencial para colocar você no mesmo patamar dos profissionais. Apenas para ter uma ideia, veja alguns famosos nomes da literatura e quantas palavras eles escrevem (escreviam) por dia:

  • Ernest Hemingway (já citado): 500 palavras;
  • Mark Twain: 1.400;
  • Arthur Conan Doyle: 3.000;
  • Frederick Forsyth: 3.000;
  • Michael Crichton: 10.000 (não precisava humilhar, né?).

Você pode ler mais algumas dicas sobre isso no artigo Como Escrever Todos Os Dias.

3. Escritores Profissionais Têm Paciência

Escritores Bom tem paciência
Como ser um bom escritor: Dica 3

Sair do limbo onde você só é lido por você mesmo e por meia dúzia de amigos não costuma acontecer da noite para o dia, e não ter um público grande não significa que você não é um bom escritor . É preciso paciência para construir a ponte que o levará até o lado de lá. Há casos de autores que se tornaram best-sellers somente depois dos 40 anos, e (acredite) após terem escrito dezenas, muitas dezenas de obras.

Mas isso não significa que vamos adotar uma postura passiva, quase mórbida. Isto contrariaria todo o sentido do que estamos falando até aqui. O ideal é encarar a habilidade e a carreira de escritor como uma maratona, em vez de uma corrida de curta distância (sprint).

4. Escritores Profissionais Apreciam o Fracasso

 Folhas amassadas sendo seu fracasso
Como ser um bom escritor: Dica 4

Amadores que não sabem como ser um bom escritor tem algo muito comum entre si: o medo do fracasso. Em um primeiro momento, não parece verdade que todos nós tememos o fracasso? Na verdade, não. Mas o fracasso é um grande aliado de um bom escritor. Para escrever bem ele deve ser um termômetro para avaliar o impacto que uma história ou estilo narrativo pode ter sobre o público-alvo.

Da mesma forma, é mais ou menos como os botões de “Gostei” e “Não Gostei” do YouTube. Por meio destas métricas, grandes canais conseguem avaliar o impacto de cada vídeo produzido. É aquilo que os profissionais do ramo chamam de “insights” ou “feedbacks”, mostrando o que dá certo, e o que é um fracasso.

Portanto, para saber como ser um bom escritor , você precisa apreciar o seu fracasso porque, com eles, conseguem entender melhor seu público e suas próprias habilidades, conseguindo assim avançar em suas carreiras.

Como resultado, da próxima vez que sua obra ficar ruim, e muitas pessoas fizerem questão de deixar isso claro para você, agradeça pela sinceridade, assim você vai começar a entender como escrever bem.

5. Escritores Profissionais Se Preocupam Com Seu Legado

Escritor de sucesso
Como ser um bom escritor: Dica 5

Como disse um autor, certa vez, é preciso se preocupar mais com o legado e menos com o ego. Dessa maneira, isso é algo que costuma diferenciar escritores amadores dos profissionais. Os amadores estão preocupados somente com o agora. Querem que suas obras figurem nas estantes das livrarias, em listas de mais vendidos. Porém, escritores profissionais estão mais preocupados com o longo prazo. Querem acreditar que aquilo que estão deixando para o mundo como seu legado poderá sobreviver ao longo das décadas, de modo que possam ainda ser lembrados daqui a 100 anos ou mais, isso te tornará um bom escritor.

Assim, uma ótima conclusão para este post: os amadores que não sabem como ser um bom escritor estão mais preocupados em serem notados. Os profissionais que sabem como ser um bom escritor , em serem lembrados.

Quer saber como publicar suas obras na Amazon? Baixe o E-book gratuito e aprenda como ganhar dinheiro com suas obras online:

Tags: , , , , ,

Um comentário

  1. […] Neste artigo, vamos falar sobre diferentes maneiras de ter seu próprio livro concluído até o próximo mês, independentemente de você decidir se escrever ou se optar por seguir o caminho mais fácil e pedir que alguém o escreva para você, no caso os Freelancrs podem criar Ebook para você. Mas aqui ensinaremos a você criar sozinho seu Ebook, sem depender de PRL (clique e saiba o que é Ebook PRL), e após você aprender como criar Ebook você terá que aprender Como Ser Um Bom Escritor […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *